A vantagem competitiva é um termo muito utilizado no meio dos negócios e diz respeito ao diferencial que a sua empresa oferece aos seus clientes.
Esse diferencial é essencial e fará sua empresa destacar-se dos seus concorrentes e gerar mais lucros.
Além disso, esse diferencial irá agregar mais valor ao seu produto e/ou serviço, tornando-o mais atrativo aos seus clientes.
Esse fator será essencial quando seu cliente estiver diante da escolha entre sua marca e outra, afinal, o que lhe tiver gerado a melhor experiência, levará a venda.
Por isso, investir em destacar sua empresa e criar um diferencial é crucial para se manter no mercado e crescer exponencialmente.
Então, chegou a hora de pôr a mão na massa e aprender como criar esse diferencial de forma correta e assertiva.
Vamos lá!
O que é vantagem competitiva?
Primeiramente, vamos entender o que é a vantagem competitiva e o que diz respeito a este tema.
A vantagem competitiva diz respeito a algo ou um conjunto de características que torna sua empresa diferente e/ou exclusiva em seu produto ou serviço prestado.
Isso faz com que você se destaque e esteja passos a frente de seus concorrentes e gere muito mais lucro.
Esse diferencial pode ser aplicado no pré ou pós venda, por isso seja criativo e estratégico em tocar no ponto certo do seu cliente.
Por fim, quero explicar o conceito da diferença de preço e valor, muito importante para entender o porque muitas vezes pessoas pagam mais caros por serviços onde se existe lugares que oferecem mais barato e com qualidade.
Isso deve-se ao fato de que gerar valor ao seu cliente faz com que o preço seja algo descartável pela experiência que você está gerando nele.
Como criar uma vantagem competitiva
Visto todo o conceito, vamos falar agora como criar essa vantagem competitiva de maneira eficiente e assertiva.
Para isso, é necessário analisar e ter conhecimento de alguns fatores que vamos ver agora.
1. Ouça seus clientes
Como primeiro fator importante para criar uma vantagem competitiva de qualidade, é dar espaço de fala para seus clientes.
Entender a necessidade de cada um e as dores que passam faz com que se torne muito mais claro onde você deve se diferenciar das outras empresas.
Além disso, muita das vezes vai perceber ouvindo seus clientes coisas que outras empresa fazem que a sua não faz, podendo assim, se destacar em mais uma área de maneira inovadora.
2. Conheça seu público-alvo
Como segundo fator de grande importância, não poderia deixar de falar do conhecimento sobre seu público-alvo.
Isso porque, conhecer seu público-alvo faz com que sua mensagem seja muito mais efetiva, afinal, você sabe exatamente com quem você está direcionando a sua mensagem.
Conhecer seu público-alvo é entender quem compra ou tem interesse sobre o seu produto, qual linguagem ele utiliza para se comunicar, quais são suas dores e necessidades, etc.
Por isso, faça uma pesquisa de mercado, conheça quem é seu público-alvo e molde sua comunicação, atendimento e estrutura focado nele.
3. Estude e analise seus concorrentes
Para ter uma vantagem competitiva é crucial que você estude a analise seus concorrentes, até porque, não tem como se diferenciar se você nem sabe qual é o padrão do mercado.
Além disso, estudar seus concorrentes faz com que você veja o que já está sendo feito e/ou ver se a estratégia que você pensou já foi usada antes e qual foi o resultado gerado por ela.
Outro ponto importante a se destacar é que analisar seus concorrentes não significa copiar seus diferencias de uma maneira adaptada.
Seja original, copiar não é o caminho certo para ter um diferencial, exclusividade é muito mais atrativo do que remodelagem de algo já feito.
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender tudo sobre vantagem competitiva e tudo que envolve o tema.
Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver conteúdos diários sobre empreendedorismo, te convido a conhecer nosso Instagram clicando aqui.
Te vejo no próximo post.
Até a próxima!